Não serei nem terás sido*

Às vezes, pego-me vendo a vida pelas frestas. Espiando seus pequenos detalhes e formando com eles uma nova história para os meus dias. O diabo mora nos detalhes. E tanto nos foge quando não olhamos para eles.

Há toda uma história maior se desenrolando, tenho plena consciência disso, porém se eu falar que me atenho a ela, estarei mentindo. Ando cansada demais para me importar com o todo. Então, vou por partes, pelas frestas, aos bocadinhos. Não tenho a intenção de abocanhar a vida inteira. Sigo aos poucos.

E, de pouco em pouco, de fresta em fresta, descubro coisas que não tinha visto ainda e consigo me surpreender um pouco a cada dia e isso, ah, isso tem me trazido um pouco de paz de espírito e de alento, porque a realidade de todos é dura e a de cada um em particular, uma incógnita.

Na tarde de sábado, uma verdade apareceu com mais força: o tempo está passando e envelheço a cada dia. Minha mãe envelhece. Minha avó envelhece. As mulheres da minha vida: cada dia, menos um que terei com elas. Pela primeira vez, não fiquei triste diante do inevitável e me dei conta de que não dá mais para esmurrar a faca de dois gumes que é aquilo que não podemos evitar. Não foi uma iluminação, foi apenas um olhar pela fresta.

Com um peso enorme saído das costas, pude de novo me levantar. E ser mais gentil comigo. Como eu disse para minha mãe, depois de tudo, a grande verdade que aprendi é que não sou obrigada. Então, as coisas agora passam por esse critério. E assim aproveito o dia como ele vem. Porque quando ele parar de vir, não serei mais.

“Vemos as folhas assando num dia quente de agosto e, mesmo assim, acreditamos que nada vai mudar. Nossos impérios vão durar para sempre.” – Neil Gaiman, em Alerta de Risco.

*Oração ao Tempo, Caetano Veloso.

Autor: veronyx

"I am not a smile." - SP

Deixe um comentário

